Amplify Pompeia / Sao Paulo / Brazil

Descubra o que as pessoas na Vila Pompeia estão falando e fazendo para mudar a realidade para melhor.

Como a inovação social faz diferença na Vila Pompeia?
O Amplify chega à São Paulo através de uma parceira entre o DESIS LAB, a Bienal de Arquitetura, o Sesc Pompéia e a EISE (Escola de Inovação em Serviços) e se instala na Vila Pompéia.
Num bairro que cresce de forma intensa desde a sua ocupação operária no início do século XX, que o projeto Amplifica Pompéia mergulhou e encontrou ativistas urbanos que trabalham para melhorar a vida das pessoas e construir um futuro mais sustentável.
Visitamos mais de 30 iniciativas colaborativas e selecionamos 12, que geram real impacto na vida das pessoas.
Assistam nos vídeos o que têm a dizer os inovadores sociais da Vila Pompéia.
 
Ocupação Democrática
Da inquietação com a insustentabilidade da cidade e imobilidade dos políticos, surgem plataformas que explodem em movimentos horizontais, transformando espaços públicos.
 
Espaços para Criar
Inconformadas com a lógica do mercado imobiliário, iniciativas autônomas dedicam espaços privados para a cultura, criatividade e lazer de crianças e adultos da comunidade.
 
Oficina de Sonhos
Consertar, restaurar e reutilizar são práticas colaborativas para manter vivos os sonhos de mobilidade urbana e resgate cultural.
 
Resgates Poéticos
O resgate de um tempo mais lento e de valores quase perdidos no mundo contemporâneo suaviza a vida nas cidades e provoca a conexão entre pessoas de diferentes gerações.
 
 
 
 
Mapa Colaborativo
Por toda a São Paulo estão espalhadas pessoas que sonharam uma cidade mais sustentável e encontraram uma maneira de fazer acontecer. Neste mapa, demos espaço para as pessoas apontarem as comunidades criativas que conhecem ou fazem parte.
Ampify_CommunityMap
 
Pergunta da Semana
Durante todo o período da exposição, quisemos interagir com as pessoas instigando-as a refletirem sobre como podem contribuir para uma vida mais sustentável. A cada semana uma pergunta era colocada em um quadro próximo ao mapa colaborativo e as pessoas eram convidadas a escrever suas respostas em post-its e compartilhá-las no quadro.
 
Os visitantes manifestaram, através de post-its, frases pedindo paz e amor, gentileza entre as pessoas, mais verde e menos lixo na cidade, ciclovias para bicicletas, melhor transporte público, educação de melhor qualidade, mais segurança, entre outras. O curioso nas respostas foi perceber que as pessoas têm consciência do que querem que seja diferente, mas ainda não se sentem parte dessa mudança.
Ampify_Pompeia_QuestionOfTheWeek
 
 
 
Oficinas de Co-criação
Foram realizadas duas oficinas, convidando os visitantes a colocarem as mãos na massa e pensarem soluções para os problemas da cidade.

Durante a oficina de serviços, os participantes foram convidados a escolher os temas de trabalho, os eleitos foram mobilidade urbana, relacionamento com a comunidade e sustentabilidade. Divididos em grupos, os participantes criaram soluções para cada um dos temas. O objetivo era criar soluções de aplicação simples e imediata. O passo a passo deste trabalho foi depois transformado, pela equipe do Amplifica Pompeia, em um tool kit.

A oficina de espaços propôs a observação crítica do tecido urbano e o desenvolvimento de soluções para espaços urbanos não utilizados, sobras resultantes de obras viárias e canalização de córregos. A oficina começou com a apresentação do projeto do parque linear da Vila Madalena, pela arquiteta que o projetou, visando inspirar os participantes. Depois todos seguiram para visitar o local do projeto então se reuniram, em grupos, para criar soluções.
Ampify_Pompeia_QuestionOfTheWeekMap
Ampify_Pompeia_CoCreationWorkshops1
Ampify_Pompeia_CoCreationWorkshops2
Ampify_Pompeia_CoCreationWorkshops3
Ampify_Pompeia_CoCreationWorkshops4
 
Equipe
Idealização:
Parsons Desis Lab
Eduado Staszowski
Lara Penin
`  
Designer Gráfico:
Eduardo Foresti
Coordenação:
Elaboração: EISE – Escola de Inovação em Serviços
Luis Alt
Tennyson Pinheiro
 
Captação de imagens:
AHH!
Elaboração:
Elaboração: EISE – Escola de Inovação em Serviços
Adriana Teixeira
Fernanda De Divitiis
Juliana Caputo
Lucas Torres
Maria Silvia Pena
Wagner Lucio
Agradecimentos
Comunidades Criativas da Vila Pompeia
Carla Link, Anahí Santos e Lincoln Antonio
      Coletivo Ocupe e Abrace
Maída Novaes e Graça Busko
      Trovadores Urbanos
Joel Borges
      Programa Cultural Casa das Caldeiras
Helena Lunardelli
      Flor Gentil
Fabio Souza
      Horta Vila Anglo
Adriano Sampaio
      Horta da Vila Pompeia
Mathias Fingermann
      Oficina Mão na Roda
Tânia Murakami
      Tai Chi Chuan na Praça
Adalberto Bueno
      Parque Adalbertolândia
Jéssica Côrrea
      Cidade Democrática

Marcio Lozano
      Projeto Calo na Mão
Movimento Boa praça

X Bienal Internacional de Arquitetura
Ligia Nobre, Ursula Troncoso e equipe 
Sesc Pompeia


Moradores e ativistas urbanos da Vila Pompeia